Metalfrio SolutionsThe cool partner worldwide

  • English
  • Espa�ol

Gases refrigerantes ecologicamente corretos reduzem em 99% a emissão direta de gases de efeito estufa.

A maioria das soluções propostas para o aquecimento global passa pelo desenvolvimento de tecnologias alternativas e sustentáveis.

No segmento de refrigeração, três gases são recomendados para a fabricação  de equipamentos, por seu baixo impacto na atmosfera: o R600a (mais adequado à refrigeração residencial), o R290 e o R744. Os dois últimos já estão presentes nos produtos com a tecnologia Metalfrio Next.

Metalfrio Next: em linha com o Protocolo de Kyoto


Até o início da década de 90, os refrigeradores utilizavam como gases refrigerantes os CFCs (clorofluorcabornetos), prejudiciais à camada de ozônio. Em 1987, o Protocolo de Montreal recomendou a substituição desses gases pelos HFCs (hidrofluorcarbonetos). Já naquela época, a Metalfrio foi pioneira na adoção dessa proposta na América Latina.

Em 2005 entrou em vigor o Protocolo de Kyoto, em que 175 países - incluindo o Brasil e a União Europeia - se comprometeram a adotar rígidas medidas para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE), dentre os quais encontram-se os HFCs, atualmente utilizados pela indústria de refrigeração. Embora não prejudiquem a camada de ozônio, os HFCs têm um potencial de aquecimento global centenas ou milhares de vezes maior que o dióxido de carbono (CO2).

Mantendo seu pioneirismo e reforçando seu compromisso com o meio ambiente, a tecnologia Metalfrio Next,  adota os gases ecologicamente corretos R290 e R744 que possuem menor potencial de aquecimento global, significando uma redução de 99% nas emissões diretas de gases de efeito estufa na atmosfera.

O que são gases de efeito estufa?
Os gases de efeito estufa (GEE) estão presentes em nossa atmosfera. Eles absorvem boa parte do calor emitido pelo Sol e impedem que ele se dissipe no espaço, mantendo assim o mundo aquecido e garantindo a manutenção da vida em nosso planeta. Sem eles, a Terra seria em média 33ºC mais fria do que é hoje.

Porém, a emissão desses gases de modo artificial, produzidos pelo homem, tem potencializado esse fenômeno e aumentado a temperatura média do planeta, causando mudanças climáticas significativas e comprometendo o equilíbrio da biosfera terrestre.

Impacto ambiental próximo a zero, refrigeração eficiente e economia de energia

Com a adoção dos gases R290 e R744 em seus refrigeradores e freezers, a Metalfrio sai na frente antecipando suas responsabilidades legais e associando a sua marca a produtos que não contribuem para o efeito estufa.

Essa iniciativa permite ainda que seus clientes planejem, de maneira antecipada, as ações necessárias para a melhoria de eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa de seu atual parque instalado de refrigeradores.